quinta-feira, 14 de março de 2013

CONHECENDO O BRASIL

Conhecendo o Brasil:

 O sistema político

Participar do processo político e poder eleger seus representantes é um direito de todo cidadão brasileiro. No entanto, a grande maioria da população vota em seus candidatos sem a mínima noção de como funciona o sistema político em questão. Como sabemos, o Brasil é uma república federativa presidencialista. República, porque o Chefe de Estado é eletivo e temporário; federativa, pois os Estados são dotados de autonomia política; presidencialista, porque ambas as funções de Chefe de Governo e Chefe de Estado são exercidas pelo presidente.

O Poder de Estado é dividido entre órgãos políticos distintos. A teoria dos três poderes foi desenvolvida por Charles de Montesquieu em seu livro “O Espírito das Leis” (1748). Baseado na afirmação de que “só o poder freia o poder”, o mesmo afirmava que para não haver abusos, era necessário, por meios legais, dividir o Poder de Estado em Executivo, Legislativo e Judiciário. No Brasil, esses são exercidos respectivamente, pelo presidente da república, Congresso Nacional e pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O Executivo possui a função de fazer as leis funcionarem. O presidente pode votar ou sancionar leis criadas pelo Legislativo, editar medidas provisórias, etc. O Legislativo é responsável por idealizar as leis e julgar as propostas do presidente. O parlamento brasileiro é bicameral, ou seja, é composto por duas “casas”: a Câmara dos Deputados e o Senado. Qualquer projeto de lei deve primeiramente passar pela Câmara e depois, se aprovado, pelo Senado. O Poder Judiciário deve interpretar as leis e fiscalizar o seu cumprimento. O mesmo é composto por 11 juízes, escolhidos pelo presidente
Principais cidades:
São Paulo com 11.277.20 habitantes e Rio de Janeiro com 6.074.090 habitantes são as maiores cidades e as cidades mais povoadas do Brasil, sendo que outras cidades importantes são Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador e a capital do país, Brasília.

Aqui em baixo fornecemos-lhe mais detalhes acerca do Brasil e das suas principais cidades.

São Paulo, com mais de 11 milhões de habitantes e o Rio de Janeiro, com um pouco mais de seis milhões de habitantes, são as duas cidades mais povoadas do Brasil. Para além destas duas, há outras cidades importantes e também muito povoadas, de que são exemplo: Belo Horizonte, com quase três milhões de habitantes; Fortaleza, com dois milhões e meio; Salvador e Brasília, com um pouco mais de dois milhões de habitantes; depois, Curitiba, Manaus e Recife rondam o milhão de habitantes e Porto Alegre ultrapassa o milhão.


Pontos turísticos :
O Brasil é um país cheio de pontos turísticos, os quais se localizam em vários estados. Devido à grande diversidade, acaba sendo difícil escolher o que deseja Brasil visita.
 Os pontos turísticos mais freqüentados com certeza estão relacionados às praias, que atraem turistas de todas as regiões do Brasil e até mesmo de fora do país.
No entanto, se você não gosta de praias, também pode visitar cidades como Campos do Jordão, que se localiza no interior do estado de São Paulo, mais precisamente na Serra da Mantiqueira.
É recomendado visitar o município de Campos do Jordão durante o inverno, pois a cidade fica exuberante. O local oferece diversos atrativos para seus visitantes.
Alguns pontos turísticos do Brasil se encontram nos mais diferentes estados do país como Cristo Redentor (RJ), Corcovado (RJ), Teatro Municipal (SP), Catedral da Sé (SP), Parque Ibirapuera (SP), Sambódromo (SP), Praça da República (SP), Elevador Lacerda (BA), entre Teatros, Monumentos, Escolas, Catedrais, etc
.



Nenhum comentário:

Postar um comentário