segunda-feira, 22 de abril de 2013

Feriados brasileiros:

História do Dia do Índio, comemoração, 19 de abril, criação da data, cultura indígena



Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.



Comemorações e Importância da data

Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.

Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.



Chegada dos Europeus ao Brasil


A chegada dos Europeus ao Brasil ocorreu no período compreendido como “descobrimento do Brasil”  no ano de 1500.
No dia 9 de março de 1500, o português Pedro Álvares Cabral, saindo de Lisboa, iniciou uma viajem que tinha como objetivo tomar posse de novas terras para a Coroa Portuguesa e depois seguir sua viajem até a Índia, contornando a África para logo depois chegar a Cabeçote (uma cidade
do estado de Kerala, na costa ocidental da Índia).Para essa viajem ele levava 2 caravelas e 13 naus e por volta de 1500 homens, dentre eles homens muito experientes nesse tipo de missão como Nicolau Coelho, que acabava de voltar da Índia, Bartolomeu Dias, que descobriu o cabo da Boa Esperança, e seu irmão Diogo Dias, que mais tarde Pero Vaz de Caminha descreveria dançando na praia em Porto Seguro com os índios.
O vice comandante da tropa era Sancho de Tovar e os outros capitães eram Simão de Miranda, Aires Gomes da Silva, Nuno Leitão, Vasco de Ataíde, Pero Dias, Gaspar de Lemos, Luís Pires, Simão de Pina, Pedro de Ataíde, além dos já citados Nicolau Coelho e Bartolomeu Dias. Por feitor, a armada trazia Aires Correia, que havia de ficar na Índia, e por escrivães Gonçalo Gil Barbosa e Pero Vaz de Caminha. Entre os pilotos, que eram os verdadeiros navegadores, vinham Afonso Lopes e Pero Escobar.
Saindo de Lisboa, a frota passou por São Nicolau, em Cabo Verde, no dia 16 de março. Afastaram-se da costa africana em direção ao ocidente. Em 21 de abril, da nau avistaram plantas no mar boiando; mais tarde avistariam pássaros marítimos, o que significava que havia terras pelas proximidades da região em que estavam. Ao amanhecer, dizem os estudiosos, ouviu-se um grito de “terra a vista”, pois tinham avistado um monte que Cabral batizou de Monte Pascoal
, no litoral da Bahia.Ali aportaram as naus, e nesse sentido há a discussão se foi exatamente em Porto Seguro ou em Santa Cruz Cabrália (mais precisamente no ilhéu de Coroa Vermelha, no município de Santa Cruz de Cabrália) e ali fizeram contato com os tupiniquins, indígenas pacíficos.
No dia 26 de abril foi realizado oficialmente a primeira missa em solo Brasileiro por frei Henrique Soares, que pregou o sobre o Evangelho do dia. Batizaram a terra como Ilha de Vera Cruz e numa segunda missa Cabral tomou posse das terras em nome do rei de Portugal. No mesmo dia Cabral partiu com sua tropa para a Índia, cruzando novamente o Oceano Atlântico em direção a costa da África.
Esse foi o primeiro contato dos nativos brasileiros com os Europeus. E a primeira vez que houve uma chegada de Europeus em nosso pais. O que viria acontecer constantemente no decorrer de toda Historia Brasileira.

Feriado de Tiradentes :

Feriados nacionais são muito aguardados por quase todas as pessoas, porque elas vem nessa data uma forma de sair da rotina, viajar e poder descansar, mas não é sempre que um feriado cai em um ótimo dia da semana, e isso está ocorrendo com o feriado do Tiradentes 2013, a data do mesmo não está em um dia muito proveitoso, a não ser para quem trabalha aos finais de semana. O feriado Tiradentes 2013 vai cair digamos que no pior dia da semana que poderia ser, a data do feriado Tiradentes é dia 21 de abril no domingo.

A data do feriado Tiradentes 2013 cairá no domingo, isso mesmo, bem no domingo onde muita gente já não trabalha e esse feriado de nada vai adiantar, e isso vai contrariar muita gente, mas infelizmente não tem o que fazer porque os dias dos feriados mudam todos os anos e uma hora teria que sair em um dia assim. Mas para quem trabalha aos finais de semana já é mais proveitoso.

O feriado Tiradentes 2013 não fará tanto sucesso assim pois será no domingo então como a maioria já tem folga no domingo o mesmo será um dia normal, mas você pode aproveitar e fazer algo diferente nesse dia, como churrasco, almoço em família e tudo mais, é sempre bom fazer algo diferente para sair da rotina. E você ainda pode começar no sábado mesmo para que a festa fique mais longo, ainda mais porque as pessoas que bebem não gostam de fazer isso aos domingos porque no dia seguinte é dia de trabalhar, então não é muito bom mesmo.

O dia do feriado de Tiradentes 2013 é em homenagem a uma “herói” chamado José da Silva Xavier e ele era chamado de Tiradentes por causa da sua profissão, então após a sua morte por esquartejamento ele ficou muito mais conhecido e para homenageá-lo criou-se esse feriado na data de seu falecimento, então o feriado é nacional, ou seja, é valido em todo o território brasileiro e não somente em algumas cidades.  E esse feriado sempre foi comemorado no dia 21 de abril dia de Tiradentes.